Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Tremor de terra em Bezerros-PE em 08/10/2017

    No domingo, dia 08/10, o coordenador da Defesa Civil de Bezerros-PE, Sr. Jackson, ligou para o técnico do LabSis Eduardo Menezes, acerca de um evento que teria ocorrido em Bezerros. Como, no momento, não temos acesso via internet à estação de Caruaru (NBCA), Eduardo analisou os dados da estação de Riachuelo (RCBR) e verificou que o evento foi registrado nessa estação e repassou os dados obtidos para a Defesa Civil de Bezerros e de Pernambuco.
    O evento ocorreu às 07:12 UTC (04:12, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 1.9. Pelas informações obtidas, a partir da descrição de como foi sentido, é bastante provável que o epicentro tenha sido dentro da cidade de Bezerros. Entre as descrições a mais esclarecedora foi a do padre Bianchi Xavier, da paróquia de São Sebastião. Segundo ele, o tremor foi rápido, ouviu-se um grande estrondo que balançou tudo, os cachorros latiram mas o evento não foi sentido em Caruaru, a cerca de 30 km de Bezerros.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triangulo vermelho representa a estação de Riachuelo (RCBR).  O triângulo azul indica a estação de Caruaru (NBCA).
    O registro do evento na estação RCBR está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.

Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

Outras fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário