Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Novos tremores em Caruaru em 03/02/2015

    Hoje, 02/03, após um período de calmaria, novos tremores voltaram a ser sentidos pela população de Caruaru. Os eventos foram registrados por diversas estações operadas pela UFRN como Riachuelo (RCBR), Livramento (NBLI), Rio Formoso (NBRF) e Caruaru (NBCA).
    O evento principal, de magnitude preliminar 2.0, ocorreu às 14:51 UTC (11:51, hora local) e foi precedido por um tremor de magnitude 1.6. Um outro evento, de magnitude preliminar 1.7, ocorreu às 15:30 UTC (12:30, hora local). O epicentro preliminar foi localizado a aproximadamente 10 km a SE da estação NBCA e a aproximadamente 5 km a ENE do centro de Caruaru. Há informações, não confirmadas, de que o tremor teria sido sentido em São Caetano e Toritama.
    O mapa de localização epicentral está mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro dos eventos está representado pela estrela vermelha .  O triângulo azul representa a estação de Caruaru (NBCA). Em destaque os limites do município de Caruaru.
    O registro do evento principal, na estação de Caruaru, está mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro, em NBCA, do evento principal (2.0), precedido de evento de magnitude 1.6.
      A atividade sísmica em Caruaru é cíclica e passa por períodos de intensa atividade e de calmaria, às vezes com a ocorrência de sismos isolados sentidos pela população. Como sempre afirmamos, é impossível prever a evolução da atividade sísmica, isto é, se se trata de um espasmo ou se é o início de uma nova fase de intensa atividade sísmica, como ocorreu algumas vezes em Caruaru.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Neymar Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário