Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Tremor de terra em Coreaú-CE em 16/11/2014

    Ontem, 16/11, fomos informados pelo Sub-tenente Marcos Costa e pelo Sr. Nogueira, da Defesa Civil de Sobral, de que tremores de terra tinham sido sentidos na região de Sobral, em particular no distrito do Jordão. Outras informações que nos chegaram indicavam que um tremor de terra tinha sido sentido no município de Coreaú na madrugada do dia 16. 
    As primeiras análises dos dados foram feitas ontem mesmo pelo técnico Eduardo Menezes que verificou que havia ocorrido um evento no dia 16/11, às 05:17 UTC (02:17 hora local) e,  para sua surpresa,  foi bem registrado por várias das estações operadas pela UFRN no NE do Brasil, inclusive RCBR, a mais de 550 km de Sobral. 
    Uma análise mais acurada dos dados concluiu que o epicentro está localizado no município de Coreaú, a aproximadamente 8 km ao sul da cidade, e a magnitude do evento foi 2.9.
    O mapa de localização epicentral encontra-se na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro do sismo está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Sobral (SBBR). Em destaque (azul escuro), o limite do município de Coreaú.
    O registro do evento na estação SBBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação SBBR.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário