Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 10 de março de 2014

Tremor de terra em Brotas de Macaúbas-BA em 10/03/2014

    Hoje, 10/03, fomos informados por Niédja Sodré, estudante de Geografia da UFBA, cuja família reside em Brotas de Macaúbas (a aproximadamente 460 km em linha reta a ESE de Salvador), de que um tremor de terra foi sentido nessa cidade, na zona urbana e rural.  O horário do evento teria sido entre 09 e 10 horas, hora local. Ainda segundo Niédja, os habitantes do município encontram-se preocupados com o ocorrido, visto que ouviram barulho estrondoso, seguido de tremor que ocasionou rachaduras em paredes e tremor de objetos em casas comerciais e escolas.
    Notícias sobre esse evento foram postadas no blog:
  http://ipupiaranoticias.blogspot.com.br/2014/03/terra-treme-em-brotas-de-macaubas-e.html . Nesse blog consta que o horário do evento teria sido às 10:15, hora local.
     Foram analisados os dados de  diversas estações operadas pela UFRN e não foi possível encontrar o registro desse evento. A estação mais próxima de Brotas de Macaúbas é a estação de Ponto Novo (NBPN, a aproximadamente 290 km a ENE de Brotas de Macaúbas) a que não temos acesso remoto. Esta semana o técnico Eduardo Menezes estará fazendo a manutenção da mesma e será possível ler os registros.
    Na Figura 1 é mostrada a localização da estação NBPN e da cidade de Brotas de Macaúbas.  

Figura 1. Mapa de localização mostrando o local do sismo e da estação NBPN.
Fonte: LabSis/UFRN
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli, Suélio Carolino, Eduardo Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário