Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Novo tremor na região de Sobral-CE em 25/11/2013

    Hoje, 25/11, recebemos uma ligação do Sub-tenente Marcos Costa, lotado no  Corpo de Bombeiros do Ceará, em Sobral, notificando de que um tremor de terra havia sido sentido na localidade do Jordão, município de Sobral, nesta manhã. Ao analisarmos os sismogramas das estações de Morrinhos (NBMO) e Sobral (SBBR) verificamos que, de fato, o evento havia ocorrido às 13:06 UTC (10:06 hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 2.2.
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos simbolizam as estações sismográficas operando na região.
    O registro do evento na estação SBBR é mostrado na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento na estação SBBR.
    A atividade sísmica na região de Sobral vem ocorrendo na Serra da Meruoca, no limite dos municípios de Sobral, Alcântaras e Meruoca desde janeiro de 2008. O evento de maior magnitude (4.2) ocorreu em maio de 2008 e, desde então, de vez em quando, ocorre um tremor sentido pela população. Como acontece normalmente em tais circunstâncias, não dá para prever qual a evolução futura dessa atividade sísmica.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário