Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tremor na Bahia em 28/10/2013

    Recebemos ligação telefônica nos informando da ocorrência de um tremor de terra na Bahia no dia 28/10 e pedindo para verificar se esse evento ocorreu mesmo. As informações que nos foram repassadas diziam que o evento ocorreu às 10:15 (hora local) e foi sentido em Cansanção e Monte Santo e em vários povoados desses municípios. Em Cansanção foi sentido um enorme estrondo seguido de um leve tremor .
    Informações adicionais sobre esse evento podem ser obtidas em Bahia Notícias e Portal de Notícias. Os horários dos eventos não coincidem em ambas as fontes pois, na segunda, o evento teria ocorrido às 08:00 (hora local). Também são levantadas várias hipóteses sobre a causa do tremor tais como sísmica, explosão em pedreira, queda de meteorito e/ou objeto espacial.
    O LabSis tem uma estação sismográfica permanente da rede RSISNE instalada na região (Figura 1) em Ponto Novo (NBPN) e que dista aproximadamente 80 km de Cansanção e 105 km de Monte Santo. Infelizmente essa estação ainda não se encontra ligada por link de internet ao laboratório e, portanto, ainda não foi possível obter o registro desse evento.

Figura 1. Mapa de localização da estação NBPN.
Fonte: LabSis/UFRN
Joaquim Ferreira,  Suélio Carolino, Eduardo Menezes, Rodrigo Pessoa, Regina Spinelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário