Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Explosão assusta população da localidade de KM20, Senador Pompeu-CE, em 30/07/2013

    Fomos avisados pelo técnico Francisco das Chagas Brandão, da Defesa Civil do Ceará, de que um forte evento tinha ocorrido entre Pedra Branca e Senador Pompeu no dia 30/07 próximo às 17:00, hora local. Novas informações obtidas por Brandão, de Senador Pompeu, levaram à conclusão de que o que tinha ocorrido tinha sido uma forte explosão numa pedreira de região.
    O tremor foi sentido com maior intensidade na localidade de KM20, pertencente a Senador Pompeu, próximo da BR226 entre Senador Pompeu e Pedra Branca. Nessa localidade, houve forte vibração do chão, de portas, janelas, pratos e de garrafas em mercearia; o tremor durou cerca de 3 s; as pessoas fugiram para fora das casas. As informações foram obtidas pelo radialista Edilton Ferreira que entrevistou um morador da região e a narrativa, na íntegra, pode ser escutada em http://www.youtube.com/watch?v=4Z8LLvzqYtY
    Esse evento foi registrado por diversas estações sismográficas em operação na região. A estação mais próxima do epicentro é a estação de Pedra Branca (NBPB) a que ainda não temos acesso remoto. Pela análise dos registros concluímos que o evento ocorreu às 19:46 UTC (16:46 hora local).
    O mapa de localização de KM20 encontra-se na Figura 1.

Figura 1. Mapa de localização.  KM20 fica a cerca de 5 km da estação de Pedra Branca (NBPB), simbolizada pelo triângulo vermelho.
    O registro do evento na estação de Pau dos Ferros (PFBR) pode ser visto na Figura 2.

Figura 2. Registro do evento em PFBR.
Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Regina Spinelli, Suélio Carolino

Nenhum comentário:

Postar um comentário