Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Novo tremor na região de Parazinho-RN em 26/12/2012

    Hoje, 26/12, às 07:30 UTC (04:30 hora local) ocorreu um novo tremor na região de Parazinho-RN, desta vez de magnitude 2.2 (preliminar).
    O mapa epicentral é mostrado na Figura 1.

    Figura 1. Mapa epicentral. O epicentro do sismo está simbolizado pela estrela vermelha. A estação de Riachuelo (RCBR) está simbolizada pelo triângulo vermelho. Estão representados também epicentros de sismos de Pedra Preta (em verde) e de João Câmara (em azul).
     O registro desse evento na estação RCBR está na Figura 2. Esses eventos foram também registrados por estações RSISNE (NPLI, Livramento-PB; NBPV, Pedro Velho-RN) e INCT-ET (PFBR, Pau dos Ferros-RN) a que se tem acesso via internet.

Figura 2. Registro do evento na estação RCBR.
    Como se pode notar, embora recente, a atividade sísmica na região de Parazinho-RN já se mostra intensa tendo ocorrido vários tremores de magnitude preliminar estimada acima do limite de percepção (1.5).
    Um dos problemas a ser considerado é como essa atividade vai evoluir levando-se em conta que a falha ativa na região acumulou energia durante um período de 40 anos (pelo menos não se conhecem sismos  dessa falha sentidos pela população nesse período). Outro fator a ser considerado é que, conforme a Figura 1, das áreas epicentrais mostradas (Parazinho, João Câmara e Pedra Preta) o epicentro de Parazinho é o mais próximo da sede do município (aproximadamente 6 km).
    Como já dissemos em postagem anterior o sismo de maior magnitude, ocorrido em 1973, atingiu 4.3, tendo sido sentido em Natal, a mais de 95 km do epicentro. O efeito máximo então observado na área epicentral foi de derrubamento de várias casas e/ou paredes de casas e telhados (Ferreira, 1983). 
    Finalizando, a atividade continua e não é possível prever sua evolução.  

Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Regina Spinelli

Referência:
Ferreira, J.M. - 1983- Sismicidade do Nordeste do Brasil. Dissertação de Mestrado, IAG/USP, 192 pp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário