Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Novos tremores em São Caetano-PE em 03 /10/2012

    Hoje ocorreram vários tremores em São Caetano-PE. O tremor de maior magnitude ocorreu às 04:52 UTC (01:52 hora local) e atingiu a magnitude 2.7, tendo sido sentido em São Caetano e Caruaru. Segundo informações de Edjane Helena do Posto de Saúde de Santa Luzia, distrito de São Caetano o tremor foi sentido forte nesta localidade.
    O sismograma desse evento na estação de Livramento-PB (NBLI), da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE; convênio Petrobras/UFRN/FUNPEC) é mostrado na Figura 1.

Figura1. Registro do evento de São Caetano pela estação NBLI.
    A região abrangida pelos municípios de Caruaru e São Caetano tem tido uma atividade sísmica quase constante desde 2002. Um mapa mostrando os principais eventos e/ou epicentros mapeados por redes locais instaladas na região, bem como a geologia da região, está na Figura 2.

Figura 2. Mapa geológico e de atividade sísmica na região de Caruaru e São Caetano-PE.
    A atividade sísmica em São Caetano se divide em duas áreas, uma, ao norte (Santa Luzia), onde está ocorrendo a atividade atual e onde ocorreu o tremor de maior magnitude no estado de Pernambuco (4.0, 20/05/2006) e outra, ao sul, nas proximidades do Lineamento Pernambuco, conforme se pode ver no mapa.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes, Heleno Lima Neto, Maria Osvalneide Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário