Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Novos tremores na região de Sobral-CE em 02/08/2012

    Hoje pela manhã, fomos alertados pelo Sub-Tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral, que dois eventos haviam sido bem sentidos de madrugada na região da Serra da Meruoca. Após uma análise dos registros de algumas das estações operadas pela UFRN, vimos que eles foram registrados pelas estações de Sobral (SBBR) e Pau dos Ferros (PFBR), pertencentes à rede do INCT de Estudos Tectônicos, bem como pela estação de Morrinhos (NBMO), pertencente à Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSISNE; Petrobras/UFRN/FUNPEC).
    Os dados preliminares obtidos são, para o primeiro evento: hora de origem 07:14 UTC (04:14 hora local) e magnitude 2.9; para o segundo evento: hora de origem 07:41 UTC (04:41 hora local) e magnitude 2.2.
    A localização epicentral foi feita com os dados da estação SBBR e está mostrada na Figura 1, abaixo.

Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é denotado pela estrela branca. As estações em operação na região são denotadas por triângulos vermelhos (estações digitais SBBR e NBMO) e azul (estação analógica SBSF). As áreas dos municípios são mostradas nas cores marrom (Sobral), azul (Alcântaras) e verde (Meruoca). Figura elaborada por Heleno Lima Neto.
     Como se pode notar, o epicentro está próximo à triplice fronteira entre os municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras. A atividade sísmica nessa região vem sendo monitorada e estudada pelo LabSis/UFRN desde 2008, ano em que ocorreu o maior tremor de terra nessa área (magnitude 4.2, em maio de 2008). Para mais informações sobre essa atividade sísmica, clique aqui.
    Os registros dos eventos nas estações de SBBR e NBMO são mostrados nas Figuras 2, 3 e 4, abaixo.

Figura 2. Registro do evento de magnitude 2.9 pela estação SBBR.
Figura 3. Registro do evento de magnitude 2.9 pela estação NBMO.
Figura 4. Registro do evento de magnitude 2.2 pela estação NBMO.
    Até o momento, ainda não temos muitas informações sobre o efeito dos tremores. Pela informação inicial do Sub-Tenente Marcos Costa, ambos os tremores foram bem sentidos na região da Meruoca próximo ao limite com o município de Sobral. Outras informações, advindas do radioamador Célio Cavalcante, de Forquilha, dão conta de que moradores dos municípios de Meruoca, Massapé, Sobral, Forquilha e outras cidades da região noroeste cearense sentiram a terra tremer.  Um levantamento macrossísmico vai ser realizado na região pelo Sub-Tenente Marcos Costa.

Fonte: LabSis/UFRN; INCT-ET; RSISNE
Joaquim Ferreira, Heleno Lima Neto, Regina Spinelli, Eduardo Menezes, Rodrigo Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário