Contatos

twitter: @LabSisUFRN; telefone: 84 3342-2237 R 550 ou 551;
facebook: LabSis Ufrn

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Novo tremor em Sobral-CE, em 03/11/2011.

    Ontem de madrugada ocorreu um novo tremor na região de Sobral-CE, sentido principalmente na Serra do Rosário (Jordão, distrito de Sobral), segundo informações do Sub-Tenente Marcos Costa, da Defesa Civil de Sobral.
    O sismo foi registrado às 05:19 UTC (2:19, h. local), seguido por outros dois, às 05:20 e 05:28 UTC, segundo os registros da estação NBMO (Morrinhos-CE), da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE), a aproximadamente 60 km do epicentro.
    Na próxima semana o técnico Eduardo Alexandre estará em Sobral coletando os dados das diversas estações em operação e teremos mais informações sobre a fase atual da atividade sísmica na região.
    A região de Sobral vem sendo palco de atividade sísmica desde o início de 2008,  tendo sido atingida por um tremor de magnitude 4.2 em maio desse ano. A atividade tem se mantido desde então, embora em nível bem mais baixo, e não é possível saber como a atual fase da atividade sísmica vai evoluir.
    Um mapa mostrando a região, suas principais falhas mapeadas e a área epicentral, na serra da Meruoca, está na Figura 1. A atividade sísmica está relacionada com a Falha de Riacho Fundo, determinada instrumentalmente através do estudo dos tremores ocorridos em 2008 (Oliveira, 2010).

Figura 1. Mapa da região de Sobral mostrando as principais cidades, as estações sismográficas SBBR (INCT-ET) e NBMO (RSISNE), a Falha de Riacho Fundo e o epicentro do sismo de magnitude 4.2 (2008) e outras falhas mapeadas na região. Elaborada por Paulo Henrique Oliveira.

    Matéria sobre o evento no Diário do Nordeste:

Fonte: LabSis/UFRN, RSISNE, INCT-ET
Oliveira, P.H.S., 2010, Estudo da sismicidade na região de Sobral-CE em 2008, Dissertação de Mestrado, PPGG/UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário